segunda-feira, 26 de julho de 2010

O que leva uma pessoa a mentir ou aceitar uma falácia?

“Ah! Como você está linda hoje.”

Se você for uma mulher feia, saiba aquela pessoa está tentando te agradar. As mentiras existem em vários formatos e gostos, podem vir como este exemplo com o intuito de erguer a auto-estima de alguém, pode vir com um interesse ou apenas na tentativa de escapar de uma enrascada, o único problema disto tudo é que continua sendo uma mentira, ou seja, você esta sendo enganado.

Imaginemos aquela clássica situação, você com seus amigos jogando bola na rua, vêem por algum motivo a bola sair voando em direção certeira a uma janela, a do vizinho, qual a primeira coisa que você pensaria? “Eu não joguei a bola, não tenho nada haver com isso.” Pois é você realmente não jogou a bola, mas participou da brincadeira, e agora como faz? Simplesmente você é levado a mentir, neste caso pelo medo do que pode te acontecer.

Não devemos também nos iludir, todos nós mentimos algumas vezes, não vou dizer que ela não é necessária, mas as palavras poderiam não levar a mentira, mas sim a omissão quem sabe, seria menos drástico, até talvez menos doloroso.

O problema da mentira mesmo assim não se encontra nessas coisas menores, mas sim quando tem algum interesse por trás, mentir, por exemplo, é um dos meios mais práticos de se conseguir fama e prestígio, entre amigos ou dentro de sua empresa, as pessoas que utilizam desse tipo de recurso normalmente não sentem o mínimo remorso, definitivamente eu também não iria sentir se eu saísse por cima na situação, mas não é este o caso.

O caso é o tipo de mentira mais usado é exatamente este, vencer na vida não é fácil para ninguém, então qualquer artifício pode ser utilizado, bem isso é o que nós, meros humanos, pensamos, afinal, quem de nós nunca pensou pelo menos em uma mentirinha para, por exemplo, ganhar uma namorada ou namorado?

Além das mentiras que contamos também tem outro tipo de mentira que circula todos os dias na nossa vidinha. Como assim não entendeu que tipo é este? Ligue sua televisão. Pronto, a partir de agora você será bombardeado em massa por mentiras. E eu não falo de mentiras em noticias ou coisas do gênero, eu falo de mentiras mais bobas, como nas simples novelas, onde tudo no fim acaba sendo perfeito. Os vilões têm um final triste, e os mocinhos acabam juntos felizes para sempre.

Esse tipo de idealização acaba atingindo principalmente aquela dona de casa, aquela mesmo que de algum modo se sente frustrada com o casamento, ou qualquer outro motivo, e queria ter uma vida bem mais dinâmica e feliz, o problema é que este tipo de mentira afeta não apenas a elas, mas a qualquer pessoa que se der ao luxo de parar para assistir uma novela, ou qualquer coisa que a televisão mostrar.

Então, o que nos leva a mentir ou aceitar uma falácia? Talvez seja conveniência, tudo acaba mais fácil, mesmo que nem sempre para aquele a quem você dirige a mentira, ou para aquele que acredita que sua vida é tão perfeita quanto à novela.

Bem, no fim das contas não irei criticar quem mente, todos nós mentimos, é da nossa natureza, mas faço aqui um pedido, se você não sabe mentir com o intuito de melhorar algo, só contando suas histórias para sair por cima em alguma situação, se você for um destes, nunca mais fale ao menos para sua amada companheira, que no último natal devido às guloseimas ganhou uns quilinhos, que ela continua magra e perfeita como você a conheceu.

3 comentários: